Motivos Para Aprender Uma Nova Profissão

O mundo tem evoluído de uma forma avassaladora e impressionante, com avanços tecnológicos que outrora eram inimagináveis e por muitos considerados impossíveis de se atingir, como por exemplo, celulares com toque na tela, produção de energia solar, internet sem cabo, agências bancárias digitais, escolas e faculdades 100% online e até mesmo carros 100% autônomos guiados por piloto automático. Porém, nem tudo são flores para quem não evoluí junto com as industrias tecnológicas,  pois conforme as máquinas são desenvolvidas e fazem com maior precisão e velocidade, e menores custos o mesmo trabalho que os humanos fazem com maior dificuldade, elas ganham o espaço dos trabalhadores e fazem com que muitas pessoas fiquem desempregadas, caso saibam apenas exercer a função em que trabalham. Muitas profissões têm desaparecido do mercado de trabalho nos últimos anos, e muitas também vão se extinguir em breve, então se você só sabe exercer uma profissão, é melhor se precaver e começar a se preparar logo, pois os dias de sua profissão podem estar contados.

A melhor coisa a se fazer neste momento é se capacitar cada vez mais, ser um profissional completo que faz não apenas o básico, mas que sabe desempenhar outras funções e cargos que lhe de mais opções no mercado de trabalho, e para que não seja pego de surpresa a qualquer momento. Um exemplo claro de profissão que deve se extinguir em breve, ou pelo menos diminuir consideravelmente o número de empregos é a de agentes bancários. As agências digitais vêm ganhando espaço a algum tempo, e os bancos estão cada vez investindo mais nesse tipo de atendimento ao cliente, que facilita a vida do consumidor evitando filas e idas e vindas a uma agência bancária, e também é benéfica para os bancos em questões financeiras, pois reduz os custos de ter um espaço físico funcionando e diversos funcionários. Portanto o mais provável que aconteça é que nos próximos anos os cargos para agente bancário sejam cada vez mais reduzidos, e se esses profissionais não se prepararem terão grandes problemas.

Outra profissão que deve sofrer uma baixa no número de vagas nos próximos anos é a de operador de caixa de supermercados, pois como muitos já sabem, os caixas eletrônicos de supermercado estão cada vez mais ganhando espaço e já são uma realidade no Brasil. Apesar de algumas pessoas ainda resistirem a utilizar esse tipo de caixa nos supermercados, aos poucos ele vai sendo introduzido e algumas pessoas já utilizam apenas esse modelo e se sentem mais confortáveis, e principalmente com mais praticidade e velocidade na hora de pagar as compras.

O fato é que todos nós devemos nos preparar e nos capacitar aprendendo novas profissões, para eliminarmos os riscos de sermos pegos de surpresa, e a melhor forma de fazer isso é fazendo cursos. Hoje é muito mais fácil e acessível a praticamente todas as pessoas fazer cursos e aprender novas profissões que muitas vezes ainda estão com um mercado totalmente aberto e com poucos profissionais atuando. Um grande exemplo é o mercado digital brasileiro, um mercado totalmente novo e que carece de muitos profissionais, como redatores, web designers, produtores, afiliados, programadores, atendentes remotos e muitos outros cargos.

Talvez a faculdade não seja o melhor caminho e você deva começar a se capacitar ainda hoje e sem a necessidade de um diploma, pois o que mais vejo por aí são pessoas com diplomas e desempregadas, porque se estagnaram no tempo, acharam que teriam uma profissão garantida e estabilidade para o resto da vida e simplesmente pararam de aprender, e infelizmente pagam cara por isso hoje, isso me lembra uma frase que escutei há algum tempo “o que você plantou, isso sim você irá colher”, então comece a se preparar o quanto antes e desenvolva novas habilidades para prosperar sempre.